Translate

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Hora de fazer um balanço do ano que passou, jogar o monte de papel velho fora e preparar o terreno para o próximo ano.
2010 foi um ano em que sentí um impulso bastante interessante na minha evolução profissional, que me permitirá finalmente agregar experiências de caráter planejativo e pró-ativo ao invés de reativo... a meu ver um enorme diferencial num país que tradicionalmente não tem esse tipo de cultura ou know-how. Me arrisco a dizer que finalmente me sinto "nos trilhos" da minha carreira profissional (antes tarde - e bem tarde - do que nunca); Porém, não conseguí a minha certificação "Six Sigma Green Belt" este ano... mas felizmente foi por uma boa causa em nome do espírito de equipe. Meus gerentes entenderam e no final, foi bom pra todo mundo.
2010 foi um ano de muitas surpresas... particularmente muito bom para este blog. Em junho, implantei uma rotina de coleta de estatísticas nele e tomei um susto com a quantidade de visualizações de página que ele recebe por mês (uma média de 330). Nada mau para um blog pessoal, que nasceu de uma brincadeira sem pretenção alguma além de expôr um monte de besteira que vinha na minha mente como uma espécie de terapia pessoal...
2010 foi um ano de revelações... ver duas colegas de trabalho tendo crises de ciúme foi uma cena um tanto tragi-cômica que pode até ter sido divertida na hora, mas me mostrou o quanto as pessoas ainda carecem perceber que nem tudo tem de seguir com a mesma seqüência monótona... especialmente  com caras diferentes da maioria como eu, to tipo que já está de saco cheio de cair nas armadilhas do óbvio. (Conhecer o "terreno" é provavelmente a minha melhor estratégia de defesa.)
2010 foi um ano de fracassos também. Pelo terceiro ano consecutivo, eu quís trocar de carro, mas graças às dívidas do meu pai, tive de pagar as dívidas dele e... agora vou terminar o ano com meu carro velho, sem grana e puto da vida. (Se meu pai soubesse cuidar de seu dinheiro do jeito que ele sabe vender coisas, acho que teríamos um império hoje ao invés de sermos dois pobres falidos.)
Pelos meus cálculos, se ele me pagasse hoje, eu só poderia me recuperar em junho para poder trocar de carro, sem afetar meus outros planos (graças ao IPVA, seguro obrigatório, IPTU e outras contas típicas de virada de ano). Quem sabe pelo menos de equipamento de som, consigo o upgrade que pretendo... Aliás, o livro que eu pretendía escrever... foi outro fracasso: não conseguí ir além de um capítulo. Preciso de mais tempo e menos picuinhas nas comunidades de áudio das quais participo se quiser escreve-lo.
E agora com vocês... o texto tradicional de final de ano... desta vez lamentavelmente um texto polêmico e certamente bastante agressivo para muita gente, mas é um mal necessário. Para que os olhos se abram, as mentes questionem e que reações efetivas ocorram, causar algum desconforto pode ser uma ação que se faz necessária.



O último texto de 2010
"Who the fuck is Justin Bieber"
(Ozzy Osbourne, numa entrevista de TV... Essa frase não tem tradução exata para o português, mas pode ser interpretado como algo tipo "Mas que porra é esse tal de Justin Bieber?")


Nada tem mais poder de mudança do comportamento de uma sociedade do que a arte. É a primeira coisa que os governos totalitários procuram coibir, controlar e se possível, exterminar quando tomam o poder. Eles têm mais medo dos artistas que dos terroristas e o motivo é simples: eles têm muito mais poder de mudar a opinião pública do que qualquer milícia e o que é pior (para esses governos): geralmente eles têm razão (quando não são pseudo-artistas ou meras celebridades "de plástico", ou seja, compradas ou produzidas).
Se a construção da nova "cidade do rock" (que dizem que desta vez será permanente, permitindo um "Rock In Rio" a cada 2 anos - o que duvido) fôr pelo menos o suficiente para igualar a quantidade de rock na mídia em relação ao que tem hoje de axé, pagode e sertanojo nas rádios, mídia tradicional e lojas populares, já fico feliz, embora o rock de hoje tenha perdido sua essência, tornando-se mero barulho moldado para vender... e como tudo o que é mero comércio: completamente vazio de valores humanos.
Encerrar o ano sem dever nada para ninguém, é impossível. O próprio "governo" nos garante isso nos enviando as contas do IPVA e seguro obrigatório, mas não permitindo que paguemos enquanto não "vira" ano novo. - Uma puta de uma sacanagem com quem tem problemas de auto-estima... ou uma forma subliminar de forçar o cidadão a jamais se sentir livre de seus "deveres" para com o "governo".
Aliás, nunca tivemos um governo tão totalitário quanto agora, embora isso nem de longe fique tão nítido como ficava durante o período militar em que as formas de coesão e "controle da mente" eram mais arcaicas, praticamente medievais comparadas às modernas técnicas de controle de massa de hoje (como esse papo do IPVA, por exemplo) em que o cidadão é induzido a se sentir um "merda" sem poder de atuação nenhum diante de um Estado que pelo menos na teoria pertence ao cidadão antes de qualquer coisa, mas graças a órgãos nítidamente corruptos (aparentemente todos eles), como por exemplo o TSE (que agrega todos os "três poderes" em um órgão só e que não pode ser fiscalizado por ninguém), bem como a vergonhosa atuação dos nossos caríssimos parlamentares em elevarem os próprios salários em regime de urgência. (Muito urgente isso... E a reforma tributária não tem pressa, né? "Reforma tributária" no Brasil só serve de bandeira de campanha eleitoreira, venda de livros, livretos, cartilhas e enrolação sem resultado.)
Será que tenho de lembrar que nossos parlamentares já são os mais caros do mundo ha anos? Que consomem só em mordomias, dinheiro suficiente para construir fácil pelo menos uma escola cada um por mês? E que temos 513 deputados... sem contar senadores, ministros e o exército de acessores. (Igualzinho na Suécia, né?)
E como se não bastasse, agora o "lulinha" quer que voltemos a pagar CPMF e usando argumentos subjetivos como "ódio, rancor e maldade"... (P* meu! Apelo emocional é sacanagem!)
Ora! Já pagamos a porcaria da CPMF por vários anos sem ver retorno nenhum. E agora ele me vem com o papo furado de que "precisamos arrecadar mais dinheiro para a saúde?"... Saúde de quem? Cada um dos nossos parlamentares já ganha atendimento médico sem limite de custos, incluindo cônjuges e dependentes! (E o povão ganha filas intermináveis no SUS.)
Só com o valor que nossas caríssimas e riquíssimas "excelências" já decidiram ganhar de "reajuste" em seus próprios salários, certamente já daria um bom dinheiro para a "saúde"... Francamente... Melhor não ter governo nenhum do que um "governo" desses.
Alguém notou que a invasão do Complexo do Alemão aconteceu aproximadamente um mês após o lançamento do filme "Tropa de Elite 2", que deixou bem claro que através da eliminação dos intermediários (traficantes), os bandidões de verdade (lá em Brasília) aumentariamo bastante seus lucros (exatamente como no filme) e de quebra, a operação ainda serviria de elemento de campanha para a próxima sucessão presidencial?
Até a censura está aí... bem mais discreta que durante o período militar, mas firme e forte e o que é pior: muitas vezes através de pessoas à nossa volta, agindo como uma espécie de "fiscal do partido" (quem leu "1984" sabe do que estou falando).
A sensura hoje não é feita apenas através da manipulação da mídia convencional como muitos apontam. Algumas coisas passam despercebidas pelo cidadão, como alguns dos grandes mecanismos de busca da Internet poderem estar "barrando" discretamente certos resultados de busca para o Brasil (por sorte eu consigo ter acesso a buscas direcionadas para outros países, mas o cidadão comum precisa aprender a ser hacker para aprender a fazer isso).
Adicione isso a câmeras de segurança (monitoramento) por toda parte, antenas de serviços móveis (localização) e leis que têm brechas que só funcionam para quem as faz e que permite que criminosos procurados pela Interpol possam ser ilustres representantes do povo do Brasil deixam claro que não se pode confiar no "governo" em hipótese alguma.
Qual será o próximo passo agora? A criação da "polícia do pensamento"? A instituição da "novilíngua"?
Me desculpem os "camaradas" e simpatizantes do "partido" (para não dizer "dos partidos", pois são praticamente todos a mesma coisa), mas para vocês, se suas cabeças estiverem congelando num congelador e seus pés queimando numa fogueira, numa média vocês estão numa temperatura agradável. (Plageando Joelmir Betting sobre os economistas...)
Mas não se preocupem! O ano novo vem aí... e com ele outro "governo-fantoche" (como todos eles, aliás) e assim as coisas vão parecer melhores na mídia e na opinião pública, embora nosso dinheiro e nossa força de trabalho continuará servindo para alimentar mentira sobre mentira além de nossos direitos de liberdade (principalmente de pensamento) e de expressão tenderem a ir cada vez mais pro ralo.
Eu gostaria muito de viver num país exemplar em valores humanos, em qualidade de vida social, em qualidade educacional e em boa e eficiente aplicação do dinheiro dos nossos impostos.
Eu gostaria muito, de todo o coração, estar enganado. Mas enquanto os brasileiros não direcionarem as energias de sua indignação para a cobrança direta das promessas de seus representantes ao invés de as dissiparem entre sí através de divergências de pontos de vista, não importará quem estiver no poder - jamais será o cidadão.

Em suma...

O inimigo da arte é o governo.
O inimigo da liberdade é o governo.

O bandido mentiroso é o governo.
E o inimigo do cidadão é o governo...
... enquanto o governo não é o cidadão.

Que em 2011 você, leitor(a) possa tomar as rédeas do governo e mudar esse quadro como todo verdadeiro(a) cidadã(o) deseja e assim... quem sabe no final de 2011, eu possa depositar aqui, um texto de orgulho ao invés de indignação? (A esperança é a última que morre, mas ela sozinha, não serve para nada.)

Que 2011 seja um ano de muitas grandes revoluções, realizações e que possamos todos finalmente viver para nossas vidas, nossas famílias e nosso futuro, ao invés de a consumirmos para alimentar um sistema social parasitário global.
A todos, um grande 2011!

Nenhum comentário: