Translate

domingo, 23 de agosto de 2009

Você sabia que se você pegar uma pessoa que nunca viu TV na vida e pô-la para ver TV, o cérebro dela entrará em estado "beta" em 25 minutos?
Na segunda vez que essa pessoa ficar exposta à TV, esse tempo cairá para 5 minutos e numa terceira exposição, esse tempo cairá para 5 segundos?
As ondas cerebrais "beta" são senóides entre 13 Hz e 30Hz e caracterizam um estado de atenção, em que este se encontra propício a receber informações inconscientemente que irão para o subconsciente e poderão ser usadas posteriormente para a tomada de decisões como por exemplo a escolha entre produtos num supermercado, entre bebidas num bar, ou entre candidatos numa eleição.
Já parou para pensar em quanto tempo por dia você fica com a TV ligada sem estar de fato vendo a programação conscientemente, mas simplesmente assimilando os valores que são apresentados por ela?
É bom desligar a TV de vez em quando e ver que o mundo não é tão perfeito quanto as imagens de uma propaganda.



Palhaços da Justiça

"Liderança é quando um grupo grande ou pequeno, confere autoridade a uma pessoa que se mostra ajuizada, sábia, de bom caráter e competência provada."
(Walt Disney que deve estar se revirando no túmulo com a porcariada que andam lançando com seu nome.)


Não bastasse a inacreditável incompetência da EMDEC em encher a cidade com mais semáforos em saídas de rotatórias fazendo com que o trânsito nessas regiões fiquem mais emperrados que as engrenagens do Titanic, hoje um amigo meu disse que não querem permitir que ele faça exame para obter sua Carteira Nacional de Habilitação porque seu RG é originário do Amazonas e não São Paulo.
Eu não sou advogado, mas pelo que entendo, a Lei nº 7.116, de 29 de agosto de 1983 assegura a validade da Carteira de Identidade em todo o território nacional, (a menos que São Paulo agora tenha se tornado um país independente e eu ainda não estou sabendo).
Eu andei pesquisando e descobrí que isso não acontece só aqui em Campinas não.
Ora... se a Carteira de Identidade, também conhecida popularmente como "RG" que é aprovada diretamente pelo Poder Legislativo Federal, segundo o Artigo 10 (o que caracteriza o dito cujo como um documento de ordem federal), não tem validade reconhecida dentro do território nacional por um órgão do próprio "governo" (ainda que seja o "governo" estadual), de que serve então o Poder Executivo Federal além de arrecadar impostos e fazer incontáveis "novelinhas" de CPIs, inquéritos que invariavelmente acabam em pizza, poluindo nossos telejornais com teledramaturgia inútil???
O que me parece é que temos então um monte de "governos" independentes, cada um com sua própria legislação e cada um manda e desmanda como bem quer, a Constituição não serve para nada e nós, os "contribuintes" é que pagamos o pato, como sempre.
Temos então o "governo" federal, "governo" estadual, "governo" municipal, "governo" do trânsito (e pelo jeito também subdividido) e um mais corrupto que o outro.
Esse caos legislativo me dá nojo, me afeta diretamente como cidadão e me dá vergonha de dizer que sou brasileiro.
É como jogar um jogo em que o inimigo dita as regras o tempo todo, você não tem direito algum, mas tem incontáveis deveres desde que nasce.
Agora tem a tal da "Nota Fiscal Paulista"... em tudo quanto é lugar, perguntam se você quer o seu CPF registrado na nota fiscal... pra quê? Para supostamente "devolver 30% do ICMS recolhido" como se isso fosse uma "boa ação"...
Caramba!!! Se vão devolver, então pra quê te tomam então sem a sua autorização? Para fazer você perder tempo precioso de sua vida correndo atrás de algo que já era seu e que nem deveria ter sido tomado só para começo de conversa?
Tá aí uma boa prova de que pelo menos 30% do ICMS é pura "gordura"!
Meus amigos advogados que me perdõem, mas até onde consigo enxergar, lei no Brasil é texto absolutamente inútil para o cidadão e uma poderosa ferramenta para os ladrões.
Graças às leis brasileiras, quem desvia dinheiro público vira "vossa excelência", vira "imortal" da Academia Brasileira de Letras, passeia de carro oficial, avião oficial, ganha "vale-paletó"... enquanto "ladrão de galinha" (que também paga impostos que naturalmente serão desviados) pega prisão perpétua, é espancado, torturado...
Pois é... no Brasil ela é muito bem representada: sentada preguiçosamente com uma espada no colo, mas sem balança para julgar coisa alguma, já que aqui, o juízo é unilateral.
Mas voltando a falar mal da EMDEC que ela merece...
Outro dia eu tentei ir a um shopping center aqui de Campinas que a muito tempo eu não ía (cerca de 1 ano mais ou menos), pelo mesmo caminho que sempre fazia, quando me deparo com um desvio permanente que leva a um emaranhado mal sinalizado que me fez pegar a rodovia Anhanguera umas duas vezes me forçando a admitir estar perdido e ligar para um amigo que me esperava no tal shopping para pedir ajuda.
Uma semana antes, graças às incontáveis obras pela cidade toda, uma das minhas rotineiras voltas de 15 minutos com meu carro de madrugada para meramente dar uma carga na bateria acabou virando um passeio de cerca de 1 hora e meia. O motivo: duas das principais linhas de acesso do centro da cidade até o meu bairro tornaram-se inúteis e uma delas não tinha mais saída (outra obra) e o último retorno (também bloqueado por outra obra) me fez dar uma volta por fora me fazendo voltar ao centro para poder escolher uma rota alternativa.
Agora estão plantando mais dois semáforos em saída de rotatória aqui mesmo no bairro... obviamente ambos com foto, pois isso arrecada bastante dinheiro e um engarrafamento alí certamente deve render bastante multa. Aliás, é praticamente só para isso que serve semáforo em Campinas. 25% deles são absolutamente inúteis e 50% deles só servem para travar o trânsito já que nem sincronizados eles são, quanto mais controlados por alguma central de controle como se faz nas grandes cidades de países desenvolvidos.
Semáforo em saída de rotatória é o cúmulo! É bloquear uma via preferencial!
Se eles ficassem apenas nas entradas das rotatórias, tudo bem! Ajuda a regular o trânsito da via preferencial, mas bloquear TAMBÉM a saída da mesma!?
Sinceramente, se isso não tem finalidade meramente arrecadatória, é uma ofensa à lógica de qualquer ser humano com um mínimo de inteligência.
Graças a medidas arrecadatórias como essas, Campinas já tem um trânsito tão "organizado" quanto o de Nova Déli, com a diferença de que lá as vacas têm sempre a preferência.
O pior é que a EMDEC é uma empresa, não um órgão público de trânsito como o DETRAN (igualmente corrupto, senão pior, o que nos leva à impotência diante dos fatos a ao reforço da infeliz máxima "manda quem pode e obedece quem tem juízo").
Eu tenho pena mesmo é dos policiais honestos! Com tanta corrupção e ladroeira, eles devem se sentir absolutamente inúteis... lamentável.
A solução para isso tudo?
Bom... a curto prazo seria uma revolução popular armada mas como o brasileiro só está armado com cerveja, televisão e religião! Esquece...
Já a longo prazo, seria um investimento pesado (algo de digamos, no mínimo de uns 25% do PIB) em qualidade de ensino público por pelo menos 20 anos.
Mas como esse dinheiro atualmente é usado em castelos de deputados, "ajuda" a países vizinhos e os "bolsa-família" da vida, só posso concluir que o Brasil não tem mais cura.
Já cansei de papagaiar sobre esse tipo de coisa aqui no meu blog (e por isso mesmo já o considero inútil). Mas reclamar, é a única coisa que AINDA tenho o direito de fazer como um autêntico cidadão.
Ainda que reclamar apenas, seja inútil.

Observação: Volto a repetir: A palavra "governo" aqui neste blog, quando escrita assim, em minúsculas entre áspas refere-se aos órgãos governamentais do Brasil, ou seja... de "governo" mesmo, só tem o nome.

Nenhum comentário: