Translate

quarta-feira, 29 de dezembro de 2004

Cara! O Windows é um lixo!!! Como é que um software que se vende pomposamente como "sistema operacional" consegue "bombar" a si próprio assim, à toa, sem motivo algum?
Num dia, seu computador está absolutamente perfeito, funcionando impecavelmente bem e no outro ao liga-lo, o sistema operacional diz que parte dele mesmo está danificada... Como pode?
Ontem, eu cheguei em casa cansado, mas pronto para editar uns vídeos quando dei de cara com um computador que apresentava exatamente esse sintoma... resultado... perdi a noite toda reinstalando tudo e lá se foram os meus vídeos...
Eu até entendo que toda a complexidade dos modernos softwares os torna mais sujeitos a bugs, mas... no mínimo um mero boot no sistema, é coisa absolutamente idiota!!!
Aliás, alguém aí parou para analisar o inferno que a informática se tornou em nossas vidas ao invés de ajuda-la, como se propunha tanto na década de 80? (O DOSMASTER MSX, que eu fiz no final dadécada de 80 nunca teve esse problema... aliás, ao contrário do MSX-DOS, o DOSMASTER já estava preparado contra o bug do milênio... viu Bill?)
Fala-se muito em crackers, chamando-os erroneamente de hackers, mas eles são só a ponta do iceberg. Os maiores responsáveis pela falta de seguraça dos sistemas de informação hoje, é causada propositadamente pelos próprios fabricantes, que não só condenam práticas que eles mesmo já praticaram (e muito) no passado, como ainda por cima, faturam horrores levantando a bandeira da "segurança de informação"... Ha!
Fora os incontáveis vírus que se proliferam aos montes nos computadores pessoais mais comuns, ainda temos os spywares (que vasculham todo tipo de informação a seu respeito sem que você saiba), os adwares (que tentam te vender de tudo poluindo o seu monitor com propaganda inútil e ainda por cima consumindo preciosos bytes dos downloads dos sites que você visita, bem como processamento e memória...), os malwares (software feito para detonar o seu sistema e aporrinhar a sua vida de propósito), além dos worms (programas que se multiplicam dentro dos seus HDs consumindo processamento e espaço em disco), ainda temos de nos preocupar com a eterna mania dos grandes fabricantes de software de nos vender programas incompletos que a toda hora pedem upgrade online (e dá-lhe downloads intermináveis... como se todo mundo fosse obrigado a ter uma conexão T3+ em casa...)
Se ainda fosse um ou outro, mas TODOS os grandes fabricantes de software (e quase todos os pequenos também) usam dessa prática... Caramba!
Atualizações realmente necessárias? Nem sempre. Na grande maioria das vezes não passa de estratégia de Marketing para "vender" a idéia de que o produto "está melhor" quando na verdade, está mais lento, mais demorado para carregar, consumindo mais memória, mais espaço em disco e te enchendo de recursos absolutamente inúteis que certamente você nunca vai realmente precisar.
Enquanto os grandes fabricantes continuam tentando encher os nossos HDs de lixo, a comunidade do software livre está "correndo por fora" e aos poucos, tomando posse de certos nichos, como sistemas operacionais para servidores, roteadores e superprocessamento. O próximo passo (a muito longo prazo) é o escritório... mas a passos de tartaruga, porque os usuários desse nicho são muito viciados e têm muito pouca boa vontade para mudanças, infelizmete.
Mas não restam dúvidas de que o software livre (ou de "código aberto", como o chamamos) representa o próximo ciclo, a próxima onda revolucionária da informática. Não há como negar isso e quem não se preparar, ficará para trás.
Essa semana, após a última "bomba" do "sistema operacional" do meu computador pessoal, preparei duas partições extras no meu HD para um segundo sistema... aliás, só não migrei ainda para esse outro sistema, porque o nicho em que trabalho, ainda não está coberto pelo software livre.
O dia em que a Adobe Systems, Inc. (o segundo maior fabricante de software do mundo) portasse seus famosos e poderosíssimos softwares de produção de mídia para os sistemas abertos... começaria a "Operação Kill Bill" por aqui... eu formataria o meu HD no mesmo dia para prepara-lo para o novo sistema, sem a menor sombra de dúvida.
Quantas horas você já perdeu da sua vida só fazendo upgrades, downloads de upgrades e reinstalações de sistemas???
Francamente, a vida é muito curta para disperdiçarmos com esse lixo!

Nenhum comentário: