Translate

terça-feira, 13 de julho de 2004

Orgulho é um lixo mesmo... fruto da competição selvagem em todas as áreas no mundo em que vivemos hoje, o orgulho nos faz cegos, nos faz arrepender e pior do que tudo, nos aprisiona na ilusão de que estamos certos de nossos atos, de que somos donos dos nossos destinos e que podemos muda-lo à nossa vontade.
Mas o orgulho das grandes corporações mantém altíssimos salários de executivos que pouco fazem além de prepararem apresentações o dia todo para falar um monte de bobagens e estatísticas em palestras para vender suas idéias "revolucionárias", "geniais" e absolutamente óbvias... tão óbvias que normalmente acabam virando livros de "sucesso gerencial", cheios de chavões de propaganda e marketing, apresentados orgulhosamente como portfolio de sucesso profissional, enquanto o mundo se afoga em lixo industrial e um monte de produtos supérfluos, para não dizer absolutamente inúteis.
O orgulho parece ser a chave do mundo competitivo em que vivemos... mostrar orgulhosamente os louros das vitórias é coisa que impressiona os outros, dá "status" e por isso mesmo, nem sempre os louros das vitórias são verdadeiros ou merecidos, o que faz do orgulho, o pai de muitas mentiras.
Poucos têm orgulho de serem humildes, porque humildade "é coisa de pobre" e não traz nada de "status", ou de "atração social".
Todos nós temos nosso lado orgulhoso e nosso lado humilde. O difícil é saber equilibrar os dois lados.
Quando se é humilde, a tendência é se tornar mais humilde. O mesmo ocorre com o orgulho. E ambos são difíceis de se "segurar".
São duas atitudes que nos levam a muitos erros em nossas vidas e que infelizmente escapam ao nosso controle facilmente.
Na minha opinião, é muito mais difícil combater o orgulho dentro de nós mesmos, porque dói admitirmos que erramos, que não deveríamos ter feito isso ou aquilo, ou que tomamos alguma decisão errada em nossas vidas.
Dói... mas algumas vezes, dói menos que as conseqüencias.
Eu já disse que o orgulho é pai de muitas mentiras.Inclusive sobre nós mesmos, sobre o que achamos estar certo, porque nós decidimos assim.
É verdade que a minha humildade me faz infeliz, mas o meu orgulho me fez muito mais infeliz e hoje, eu admito isso.
O post de hoje, eu dedico a uma pessoa muito especial, de quem eu contraí essa doença chamada orgulho da qual se algum dia essa pessoa conseguir se curar... talvez possa me encontrar de novo e perceber muito mais do que seu orgulho lhe permitia, mas isso para mim, é uma esperança perdida... porque eu também fui orgulhoso demais. E eu ainda não sei lidar com o orgulho.
Infelizmente, o mais provável é que o orgulho prevalesça (aliás, como na maioria das vezes) e que a humildade...

Nenhum comentário: