Translate

quinta-feira, 14 de agosto de 2003

Como a falta de serviço é um saco!
Parece que o mês produtivo é só uma ou duas semanas!
Tem um ou outro "gato pingado", mas o fato é que o mercado está "morto". Falta dinheiro no mercado de propaganda...
Mas isso é conseqüencia da "prostituição" à qual esse mercado se submeteu, aceitando produzir qualquer coisa, com níveis de qualidade cada dia mais baixos, partindo de originais cada dia piores... na ilusão de que vendendo mais barato pra ganhar cliente tornará o cliente satisfeito.
Resultado: hoje, os clientes não acreditam mais em propaganda, porque não tiveram o resultado esperado com ela. Faltaram estratégias de campanha, que foram trocadas por malas diretas "à torto ou direito", bem como outros materiais feitos à partir de suposições, briefings que foram trocados por clip-arts... Enfim.
Propaganda de verdade, não é nem nunca foi fazer as coisas à partir do nada. Daí a importância das pesquisas, das estatísticas, das definições estratégicas para garantir o retorno do investimento do cliente.
Claro que isso tem um custo bem mais elevado. Mas quem não investe corretamente, joga seu dinheiro fora.
Infelizmente, tornou-se um vício muito nocivo fazer sem questionar, os trabalhos dos clientes que se metem a "publicitários" que chegam nas agências transformando-as em meras editoras de suas "criações", simplesmente porque precisa-se do dinheiro, ainda que menos que uma campanha de verdade possa fazer circular e consequentemente, deixando de fazer fluir dinheiro pelas diversas especialidades da "máquina produtiva" que envolve esse mercado.
Se o mercado não reagir, continuará morrendo.
E aí, profissionais especializados, irão tentar a vida vendendo coco na praia... enquanto nossos bueiros continuarão sendo entupidos por panfletos horríveis distribuídos por pessoas que arriscam suas vidas nos cemáforos... à toa.

Nenhum comentário: