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quarta-feira, 16 de julho de 2003

Como NÃO ser profissional no mercado gráfico ou publicitário:
1 - Economize na produção fotográfica e pague mais caro pra fazer manipulação de imagens depois.
2 - Nunca consulte profissionais especializados quanto à viabilidade dos projetos bem como melhor caminho para a produção final deles.
3 - Espere até o último momento antes do término do prazo para entregar o "abacaxi" na mão dos profissionais especializados, preferencialmente no final do expediente de sexta-feira, ou véspera de feriado! (E aproveite pra viajar para bem longe!)
4 - Use e abuse de clip-arts e fotos de domínio público. Preferencialmente usando os que vieram junto com seus CDs do software na última versão (que você nem sabe usar direito) e que provavelmente você comprou no camelô. Ah! não tem foto pra você usar? Baixa aquelas fotos da internet! Aquelas bonitinhas bem pequenininhas... Aproveita e usa na capa do trabalho!
5 - Venda seu serviço o mais barato que puder, de modo que seu concorrente jamais poderá bater o seu preço. Assim, você pagará os "pepinos" do próprio bolso.
6 - Sempre tenha em mente que se você não pegar o serviço, seu concorrente o fará. (Pois você mesmo assume ser incompetente demais para pegar serviços melhores.) Aceite tudo o que aparecer, por qualquer preço e qualquer prazo. Descubra depois o quanto você estourou o prazo, o quanto você tomou de prejuízo e principalmente o quanto você sujou o seu nome na praça com o "lixo" que acabou entregando como "arte final".
7 - Esconda a verdade e jamais seja sincero com seu cliente. Tenha sempre em mente que ele é bobo e não percebe que você o está "enrolando". Assim, você nunca ganhará seu respeito, nem sua confiança. Aí, espere o resto do mercado espalhar o quanto você "paga mico"!
8 - Fale sempre no termo "parceria", mas nunca ensine, conscientize ou informe seu cliente sobre como poderia ser melhor para ambos trabalharem. Nunca combine prazos ou condições melhores para entrega de material. Seja masoquista! Trabalhe sempre até tarde, espere seu cliente na madrugada de sábado para domingo e esqueça de dormir! Não se esqueça também de se alimentar só com pizza e cachorro quente e mesmo assim, se sentir muita fome! Afinal de contas, "o cliente sempre tem razão", não é?
9 - Não pesquise, não se informe, faça de conta que não sabe fazer as coisas no ambiente de trabalho e peça a todos os colegas para fazerem para você como "favor". Assim você irá para casa mais cedo enquanto seus colegas "ralam" no seu lugar.
10 - Jamais leia os blogs de profissionais da área. E se ler, jamais compartilhe as dicas que aprender com alguém. Assim, você estará contribuindo para que o ramo continue decadente, que você continue se desvalorizando no mercado e fazendo com que os bons profissionais o abandonem.

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