Translate

domingo, 12 de janeiro de 2003

Eu queria saber por que os equum quadrilaterum (besta quadrada) dos engenheiros que projetaram a parte elétrica do meu prédio simplesmente se esqueceram da necessidade do aterramento (com exceção do chuveiro).
Resultado: agora que ganhei de presente da minha mãe um sensacional forno de microondas, não posso usa-lo porque a garantia do dito cujo exige o aterramento de acordo com a norma da ABNT (NBR 5410), mas no manual do aparelho, não diz como é essa norma. Pior! Eu tenho de pagar pra ABNT me dizer como ela é.
Felizmente existe gente de bom senso que faz aparelhos de proteção elétrica que substituem esse tipo de aterramento e vou procura-los. Se não achar, tenho um aparelho que já mediu um aterramento relativamente bom numa barra de ferro da estrutura do prédio de onde eu precisaria "puxar" um "discretíssimo" fio flexível de 14AWG e que a ABNT se exploda.
Em tempo, achei alguma coisa a respeito na net: de acordo com a Norma ABNT-NBR 5410 de novembro de 1997, item 5.1.3.5 que trata da regulamentação técnica para instalações elétricas de baixa tensão, "Os equipamentos que na sua arquitetura oferecem proteção por separação elétrica, não necessitam de aterramento."
Só fica difícil entender o que eles entendem por "baixa tensão", certo?

Nenhum comentário: